COMPOSTO DE MARKETING EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO: uma revisão de literatura

Autores

  • Salvador Alves Netto IFTM - Patrocínio/MG
  • Josele França e Braga

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre a presença do composto de marketing em cooperativas de crédito brasileiras. As cooperativas de crédito são instituições financeiras cooperativas, que funcionam como associações autônomas de pessoas, com o objetivo de promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico e social de seus membros e da comunidade a qual estão inseridas. Diferentemente dos bancos tradicionais, as cooperativas de crédito operam com base em princípios democráticos, em que cada associado tem poder de decisão equivalentes ao seu percentual de participação. Este estudo discute como os elementos do composto de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) são aplicados nas cooperativas de crédito para garantir seu desenvolvimento, sucesso e sustentabilidade. A análise destaca a importância do marketing para atrair e reter associados, bem como para promover a cooperação e o desenvolvimento comunitário com base em revisão de literatura e corroboração em trabalhos empíricos correlatos ao tema. Conclui-se que o composto de marketing, neste contexto, aplicado às cooperativas de crédito, é vital para promover sua missão, atingir resultados e satisfazer as necessidades dos cooperados. A adaptação das estratégias de Produto, Preço, Praça e Promoção permite oferecer produtos financeiros cooperativos, acessíveis e personalizados, distribuídos de forma eficiente para favorecer diferentes regiões.

Publicado

06-12-2024

Edição

Seção

Artigo Completo - Categoria Pesquisa